sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sabe bem copiar escritos como este

Almeida Garrett – A História responde

Diz-me o cabeçalho do “Google” que “hoje é dia de festa cantam as nossas almas para o menino Garrett uma salva de palmas”. Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799, portanto, há já 212 anos.
Numa passagem das suas “Viagens na minha terra”, Garrett fez uma pergunta que ficou famosa:

«Quantos pobres são necessários para fazer um rico?»

Passados que são 157 anos sobre a sua morte, o escritor e político não precisaria de fazer esta pergunta. Bastar-lhe-ia ver os telejornais, ler jornais e olhar à sua volta para ter a sua resposta.
Veria, por exemplo, notícias de que numa altura em que entram em vigor os cortes nos salários, uma altura de tremendo desemprego, de aumentos de impostos para os mais fracos, cortes de pensões, de abono de família, de credenciais de transporte para doentes pobres, de milhares de falências de pequenas e médias empresas, de trabalho cada vez mais precário... veria notícias, como dizia, contando que no meio de tudo isto, três bancos privados portugueses (BES, BCP e BPI) cometeram a proeza de, em 2010, verem aumentados os seus lucros, atingindo os mil milhões de euros, cerca de 2,7 milhões de lucro por dia... ao mesmo tempo que conseguiram reduzir o pagamento de IRC dos cerca de 200 milhões de 2009, o que já era pouco, para uns vergonhosamente insultuosos 35 milhões em 2010.

Almeida Garrett teria aqui uma parte substancial da sua resposta!
(in Cantigueiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário