domingo, 6 de fevereiro de 2011

Com um sorriso de satisfação

Mais uma vez, temos (a CUSMT) andado com anos de avanço
Quantas vezes já falámos e escrevemos sobre estas propostas?!?! Mas como é uma consultora (que cobra milhares) a dizê-lo... SEM MAIS COMENTÁRIOS!

No estudo "Saúde em Análise - Uma Visão para o Futuro”, que contou com a participação de várias personalidades ligadas ao sector da Saúde como o ex-ministro Correia de Campos, os actuais secretários de Estado, o ex-administrador do Hospital Santa Maria, Adalberto Campos Fernandes, e alguns economistas e deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, a Deloitte sugere que se reorganize a oferta de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) o que poderá passar pela transferência de cuidados actualmente prestados em meio hospitalar para cuidados de proximidade, pela especialização das urgências hospitalares, bem como a transferência de cuidados tradicionalmente executados pelos médicos para enfermeiros.

Os recursos humanos e a forma como estes estão distribuídos também merecem uma atenção especial neste estudo. Para a consultora, bem como para outros “players” do sector, “em Portugal não existe uma estratégia clara e bem definida para os recursos humanos da saúde”, o que faz com que estes estejam mal distribuídos pelo país. Além disso, a “má organização” do sistema faz com que os médicos, por exemplo, vejam “grande parte do seu tempo ocupado com actividades que poderiam ser realizadas por enfermeiros ou pelos próprios cidadãos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário