domingo, 24 de abril de 2011

Diário da Campanha/Faltam 43 dias


Abril, 18

Há cerca de dez minutos contactou-me o director de O Almonda, informando-me que o meu artigo não seria publicado, já que tinha linguagem que o desgostava. Reli o artigo, não fosse, por lapso, ter ofendido a Igreja Católica, entidade que respeito e sempre, na colaboração com esse jornal, ter mantido afastada a questão da fé da questão laica. Sempre colaborei, segundo o projecto regional, e fi-lo , por vezes com dificuldade, mas sempre respeitando o meu direito individual ao combate pela justiça e por uma sociedade mais justa, que penso dever ser o objectivo duma igreja que defende os princípios cristãos.
Quando sectores da igreja confundem os seus interesses com os do poder político, a dificuldade da independência custa , por vezes,muito caro. Há exemplos , nos últimos anos, com afastamento de directores do jornal, afastamento de colaboradores, que prenunciavam esse servilismo, bem mais de imagem do regime anterior, que da democracia, onde , felizmente, pontificam nomes impolutos e de grande dignidade humana.Sempre, que, ultimamente, escrevia um artigo, e este apontava ao coração concelhio do poder político , os apoios que recebia dos leitores abriam frestas na muralha da tolerância religiosa, onde o poder político local, como é sabido, se encontra profundamente engavinhado..,E sentia intituitivamente desenhar-se o momento em que a igreja optaria entre a cidadania independente e o poder venal.e nunca tive dúvidas da sua opção.
Aconteceu agora. Há algo que o actual director do jornal e os poderes submersos da censura clerical não conseguirão destruir: os milhares de textos gratuitos, voluntários, que aí publiquei desde a década de 60 e constituem património histórico e cultural.Desisto de continuar a ser colaborador duma imprensa que abdica e ajoelha ante o poder político.Manterei a racionalidade de Copérnico: Pero se mueve.
Se alguém estiver interessado na divulgação do texto censurado por O Almonda , tem a minha concordância.

António Mário Lopes dos Santos

Nota Pessoal: Estou curioso por ver qual a força política que vai pegar neste assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário