sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alexandre O'Neill

Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

OLHAM, MAS NÃO SABEM

Não sabem da vontade
em viver
do ultrapassar das barreiras

Não sabem da verticalidade
na defesa
de uma causa

Não sabem do imenso mundo
que se vê
nos olhos abertos

Não sabem da alegria
de ter
uma boa conversa

Não sabem da ternura
de um segredo
ao ouvido

Não sabem do formigueiro
de uma carícia suave
dos dedos

Não sabem do calor
de um beijo
trocado no escuro

Não sabem do êxtase
na entrega
dos corpos

Não ouvem, não entendem
nem imaginam, nem compreendem

Não saberão
das vontades e dos poemas
de um homem com razão
e com coração.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dois poemas de Neruda dedicados à mulher

Pablo Neruda

Tu eras também uma pequena folha

Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.

Os teus pés

Quando não posso contemplar teu rosto,
contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
teus pequenos pés duros.

Eu sei que te sustentam
e que teu doce peso
sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
a duplicada purpura
dos teus mamilos,
a caixa dos teus olhos
que há pouco levantaram voo,
a larga boca de fruta,
tua rubra cabeleira,
pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
é só porque andaram
sobre a terra e sobre
o vento e sobre a água,
até me encontrarem.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desabafo

Tanto azedume para quem pensa, informa, dialoga e faz. Tanta reverência, desculpa e compreensão para os que não informam, não dialogam e pouco fazem.

domingo, 31 de janeiro de 2010

O primeiro (mês) já lá vai

Vivem-se tempos de incerteza sobre o futuro colectivo e individual. Passou o primeiro mês e, em jeito de balanço, considero que se verificaram alguns avanços.Mesmo assim reconheço que muitas vezes faltou o rigor e a disciplina pessoal. Houve actividades em que se concretizaram ideias, mas também aumentaram as dúvidas em questões fundamentais. Mas voltemos ao lema: corrigir o que está mal, multiplicar o que está bem!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gota a gota... será que chega?

Estou a passar por uma fase da minha vida a que se poderá chamar a “gota de água”. O copo que é a minha existência está pouco mais que vazio.

Não tenho qualquer solução mágica para o encher. Resta-me aproveitar todas as oportunidades para lá colocar uma “gota de água”. Por mais insignificante que seja é sempre a somar.

Isto tem de ser feito com perseverança e todos os dias. E vale para a minha vida pessoal, as relações familiares e todas as minhas outras actividades.

(texto escrito ao jeito de Inês Pedrosa, no Expresso)



domingo, 17 de janeiro de 2010

Foi bom!

A vida agitada e ocupada que tenho levado não me dá tempo de escrever mais neste espaço. Por isso, registar bons momentos. Ontem, dois importantes e significativos. O almoço com o Manel e a visita aos meus pais. Saúde e felicidade para eles.

E já agora, para todos aqueles a quem quero muito e estão mais longe. Beijos para os netos Pedro e João. O António tem sido visita habitual.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Todos os Natais quase todos fazem votos de paz e prosperidade, mas...

MAIS DE 50% DA COMIDA PRODUZIDA NO MUNDO ACABA NO LIXO

Pequenas melhorias na eficiência da cadeia alimentar bastariam para tirar, de imediato, a fome a 50 milhões de pessoas.

(Expresso 9.1.10)

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ao meu Pedro

Hoje o meu filho Pedro faz anos. Já passaram vinte e nove anos. Merece toda a felicidade do mundo. Deixo um conselho, que duramente aprendi, "grão a grão enche a galinha o papo, mas pena a pena fica depenada".

A construção da nossa felicidade merece a nossa atenção, o carinho e o amor, todos os dias. Espero que não cometas os mesmos erros que o teu pai. Mas tu és um valentão! Vais conseguir ser bem mais feliz!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desejos

Vem aí um novo ano e, com ele, esperanças de um melhor que o anterior. Já escrevi na minha pasta/agenda os desejos para 2010. Como em anos anteriores este ano dedico parte da minha lista à vida sócio-política das comunidades onde me insiro.

Primeiro vou desejar que em 2010, os homens e as mulheres que estão nos movimentos sociais e políticos em que me insiro compreendam que individualmente pouco sabemos ou valemos. A prática democrática obriga-nos a aceitar que todos é que sabemos alguma coisa. Anseio saber mais, aprendendo com os outros. Queremos homens e mulheres que lutem por ideais e queremos homens e mulheres que respeitem os ideais dos outros.

Em segundo gostava de ser tratado com lealdade, frontalidade e afectividade. São precisas mais comunicação e informação e mais coordenação (e muita criatividade) para se potenciar a acção na defesa dos ideais de justiça social que defendemos. Desejo estar ao lado de verdadeiros activistas, que dão aquilo que podem e levem a sério os cargos e as tarefas que aceitam ou foram eleitos. Faço votos para que tenha sempre oportunidade de participar nas decisões que digam respeito às frentes de acção em que estou envolvido. A coisa dá trabalho, quem não o quer ter, não se meta nela.

Em terceiro, desejo que todas as entidades com comunico passem a responder às questões e aos assuntos que lhe são transmitidos. Se o não fizerem sujeitam-se a publicamente lhe chamarem, para além de incompetentes, arrogantes e sectários, mal-educados.

(adaptação de um texto de Inês Vidal, no Jornal Torrejano de 31.12.2009)