segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Para tanta gente, só o Estádio de Leiria (que não está a servir para mais nada)



Anúncio
Criados três grupos de trabalho para avaliar futebol
por LusaHoje

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que tutela o desporto, anunciou hoje a constituição de três grupos de trabalho, dos quais dedicado à questão da protecção das selecções nacionais e dos jovens jogadores.

Miguel Relvas indicou que, dos restantes dois grupos de trabalho, um vai debruçar-se sobre a profissionalização ou não dos árbitros e o outro a eventuais alterações ao regime jurídico das SAD's.

Após uma reunião com o presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional, Fernando Gomes, e com o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, Miguel Relvas disse que os grupos de trabalho têm o prazo de 45 dias para apresentar "a avaliação e propostas" nas áreas a que dizem respeito.

"O primeiro grupo de trabalho diz respeito à protecção das selecções nacionais e dos jogadores mais jovens, que será coordenado por José Luis Arnaut, o segundo grupo terá como objectivo a avaliação de eventuais alterações ao regime jurídico e fiscal das Sociedades Anónimas Desportivas e será dirigido por Paulo Olavo Cunha", começou por dizer Miguel Relvas.

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares indicou ainda a constituição de um terceiro grupo de trabalho que irá fazer a avaliação da profissionalização ou não dos árbitros, e que terá como coordenador João Leal Amado, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Miguel Relvas explicou ainda aos jornalistas, após a reunião realizada no Conselho de Ministros, que elementos do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto vão estar igualmente presentes nos grupos de trabalho, já que se trata de assuntos "que dizem respeito ao desporto e não somente ao futebol".


sábado, 27 de agosto de 2011

sábado, 20 de agosto de 2011

Sobre pacotes de açucar (27)


Perdi a cabeça. Comprei um quilo de pacotes de açucar.

Parabéns! Sou um dos visitantes diários (e copiador,às vezes)


"Sábado, 20 de Agosto de 2011
Cantigueiro – Mais um ano

E vão quatro anos! Desde vinte de Agosto de 2007 cometi aqui 2.417 textos (chamemos-lhes assim), textos que, para o bem e para o mal (mas mais para o bem, felizmente!) originaram 27.750 comentários dos visitantes desta casa, visitantes que abriram a porta para entrar por 863.300 vezes.

Dá-me especial prazer ter publicado 99 vídeos de músicas e cantores e cantoras de que gosto, gosto muito ou gosto muitíssimo.


Tudo somado, ficaram aqui palavras que davam para bem mais do que as 779 páginas do meu velho exemplar da Ana Karenine, de 1959, traduzido pelo jovem José Saramago... assim eu fosse capaz de “pastorear” as palavras com uma réstia do talento que tinha o Tolstoi (e o Saramago).
Seja como for, pelo menos para já... ainda vou ficar por aqui mais uns tempos. Toda a companhia é bem-vinda!"

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sobre pacotes de açucar (26)



Saquetas de açúcar ensinam regras do acordo ortográfico
por LusaHoje

Ensinar as principais alterações do novo acordo ortográfico enquanto se toma um café é o objetivo dos pacotes de açúcar postos no mercado por uma marca de cafés, ao abrigo de um protocolo com o Ministério da Educação.

A iniciativa surge na altura em que o acordo ortográfico vai ser aplicado no sistema educativo, no ano letivo de 2011/2012, conforme resolução aprovada pelo anterior Governo e confirmada pelo atual secretário de Estado da Cultura.

Ao contrário do que normalmente acontecia, alguns clientes que agora vão tomar café não deitam fora as carteiras de açúcar, mas guardam-nas no bolso, porque podem constituir "excelentes auxiliares de memória".

"A partir de agora, vou levar as carteiras para casa. São práticas, claras e podem dar muito jeito", atirava um professor que tomava um café em Barcelos.

O proprietário do café garantiu que já tem vários clientes a fazer o mesmo e que alguns lhe pediram para guardar as carteiras, para juntarem "a coleção completa".

Outros clientes não as guardam mas "espreitam-nas" antes de as deitarem para o lixo, sendo que, por vezes, algumas palavras, como "teto", conseguem substituir o futebol como tema principal das conversas de café.

A Delta Cafés, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Ministério da Educação, pôs no mercado pacotes de açúcar em que se dá conta das principais alterações na escrita do português.

Constituída por 10 saquetas distintas, esta campanha arrancou em agosto e vai prolongar-se durante três meses.

As carteiras ensinam a nova grafia de algumas palavras normalmente muito usadas nas escolas, como ótimo, extracurricular, autoavaliação, ata, redação ou pré-escolar.

"O comboio que vai para o Porto não para no Entroncamento" é uma das frases inscritas nas carteiras, para lembrar que, a partir de agora, o verbo parar no presente não leva acento agudo.

As carteiras ensinam ainda que o país Egito perdeu o "p" mas os seus habitantes conseguiram segurá-lo, pelo que continuam a ser egípcios.

De resto, apresentam uma série de palavras que perderam a consoante muda, como espetáculo, rececionista e colecionador.

Uma atenção especial é dedicada à não aplicação do hífen, com exemplos como autorrádio, suprassumo, megaconcerto, coautoria, fim de semana, hei de, cor de vinho ou caixa de óculos.

Menção ainda para uma palavra que sofreu duas alterações, passando de "peremptório" para "perentório".

* TEXTO ESCRITO AO ABRIGO DO ACORDO ORTOGRÁFICO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

É uma emergência!


Em honra do meu neto João que, para além de já saber de números e letras, quer ser bombeiro.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Já está a defender a ditadura!!??

Jardim: Só haverá "estabilidade" se forem tomadas medidas



O presidente do Governo madeirense afirmou hoje que a "estabilidade social" pedida pelo líder nacional do PSD no Pontal "só é possível se imediatamente forem tomadas medidas junto dos meios de comunicação social, aparelho de justiça e forças de segurança".

Será que o homem está a defender a censura, as prisões arbitrárias e os julgamentos em tribunal plenário??

Não há dúvidas a "besta fascista" começa a meter as garras de fora!

DESABAFO!

(Hesitei em escrever este texto. Se o não fizesse não ficaria tranquilo. Não há nada como a consciência do dever cumprido para nos deixar bem connosco ).

Dia sim dia não os ministros anunciam o agravamento das condições de vida dos portugueses. Nos dias de intervalo saiem decretos-lei, portarias, despachos, normas directivas que concretizam as piores espectativas, algumas nem previamente anunciadas.

Entretanto, as forças da resistência parece que entraram mesmo em férias e mostram-se incapazes de responder. As desculpas são as mais variadas. Pesfeitamente aceitáveis para tempos normais, não para os que correm. E dizem: o pessoal está de férias. A malta anda cansado. As populações andam assustadas, mas conformadas.

O lema “A luta não vai de férias” está longe de corresponder à realidade. Exceptuando, uma ou outra acção local, não há debate para a acção. Nem há acção nem informação. A resistência ao Governo, tirando uma ou outra declaração aos órgãos da comunicação social sobre as “maldades” governamentais, é muito fraca.

O próprio Avante na penúltima página da última edição é um espelho do que atrás afirmei. Fica-se pelo anúncio de umas dezenas de excursões à Festa e mais uma meia dúzia de iniciativas meio politicas, meio gastronómicas. Mas, pode-se dar o caso de o povo se mobilizar face ao exemplo em tarefas técnicas de centenas/milhares de militantes no levantamento da Festa??!!!

Ou isto muda, ou o Governo, o patronato e os mandantes internacionais vão deitar abaixo tudo o que resta de direitos sociais, económicos e políticos.

Mas haja esperança. Citando “ninguém que é roubado, aplaude ou faz acordos com o ladrão”.

Fui ver passar os ciclistas