domingo, 31 de janeiro de 2010
O primeiro (mês) já lá vai
Vivem-se tempos de incerteza sobre o futuro colectivo e individual. Passou o primeiro mês e, em jeito de balanço, considero que se verificaram alguns avanços.Mesmo assim reconheço que muitas vezes faltou o rigor e a disciplina pessoal. Houve actividades em que se concretizaram ideias, mas também aumentaram as dúvidas em questões fundamentais. Mas voltemos ao lema: corrigir o que está mal, multiplicar o que está bem!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Gota a gota... será que chega?
Estou a passar por uma fase da minha vida a que se poderá chamar a “gota de água”. O copo que é a minha existência está pouco mais que vazio.
Não tenho qualquer solução mágica para o encher. Resta-me aproveitar todas as oportunidades para lá colocar uma “gota de água”. Por mais insignificante que seja é sempre a somar.
Isto tem de ser feito com perseverança e todos os dias. E vale para a minha vida pessoal, as relações familiares e todas as minhas outras actividades.
(texto escrito ao jeito de Inês Pedrosa, no Expresso)
Não tenho qualquer solução mágica para o encher. Resta-me aproveitar todas as oportunidades para lá colocar uma “gota de água”. Por mais insignificante que seja é sempre a somar.
Isto tem de ser feito com perseverança e todos os dias. E vale para a minha vida pessoal, as relações familiares e todas as minhas outras actividades.
(texto escrito ao jeito de Inês Pedrosa, no Expresso)
domingo, 17 de janeiro de 2010
Foi bom!
A vida agitada e ocupada que tenho levado não me dá tempo de escrever mais neste espaço. Por isso, registar bons momentos. Ontem, dois importantes e significativos. O almoço com o Manel e a visita aos meus pais. Saúde e felicidade para eles.
E já agora, para todos aqueles a quem quero muito e estão mais longe. Beijos para os netos Pedro e João. O António tem sido visita habitual.
E já agora, para todos aqueles a quem quero muito e estão mais longe. Beijos para os netos Pedro e João. O António tem sido visita habitual.
domingo, 10 de janeiro de 2010
Todos os Natais quase todos fazem votos de paz e prosperidade, mas...
MAIS DE 50% DA COMIDA PRODUZIDA NO MUNDO ACABA NO LIXO
Pequenas melhorias na eficiência da cadeia alimentar bastariam para tirar, de imediato, a fome a 50 milhões de pessoas.
(Expresso 9.1.10)
Pequenas melhorias na eficiência da cadeia alimentar bastariam para tirar, de imediato, a fome a 50 milhões de pessoas.
(Expresso 9.1.10)
sábado, 2 de janeiro de 2010
Ao meu Pedro
Hoje o meu filho Pedro faz anos. Já passaram vinte e nove anos. Merece toda a felicidade do mundo. Deixo um conselho, que duramente aprendi, "grão a grão enche a galinha o papo, mas pena a pena fica depenada".
A construção da nossa felicidade merece a nossa atenção, o carinho e o amor, todos os dias. Espero que não cometas os mesmos erros que o teu pai. Mas tu és um valentão! Vais conseguir ser bem mais feliz!
A construção da nossa felicidade merece a nossa atenção, o carinho e o amor, todos os dias. Espero que não cometas os mesmos erros que o teu pai. Mas tu és um valentão! Vais conseguir ser bem mais feliz!
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Desejos
Vem aí um novo ano e, com ele, esperanças de um melhor que o anterior. Já escrevi na minha pasta/agenda os desejos para 2010. Como em anos anteriores este ano dedico parte da minha lista à vida sócio-política das comunidades onde me insiro.
Primeiro vou desejar que em 2010, os homens e as mulheres que estão nos movimentos sociais e políticos em que me insiro compreendam que individualmente pouco sabemos ou valemos. A prática democrática obriga-nos a aceitar que todos é que sabemos alguma coisa. Anseio saber mais, aprendendo com os outros. Queremos homens e mulheres que lutem por ideais e queremos homens e mulheres que respeitem os ideais dos outros.
Em segundo gostava de ser tratado com lealdade, frontalidade e afectividade. São precisas mais comunicação e informação e mais coordenação (e muita criatividade) para se potenciar a acção na defesa dos ideais de justiça social que defendemos. Desejo estar ao lado de verdadeiros activistas, que dão aquilo que podem e levem a sério os cargos e as tarefas que aceitam ou foram eleitos. Faço votos para que tenha sempre oportunidade de participar nas decisões que digam respeito às frentes de acção em que estou envolvido. A coisa dá trabalho, quem não o quer ter, não se meta nela.
Em terceiro, desejo que todas as entidades com comunico passem a responder às questões e aos assuntos que lhe são transmitidos. Se o não fizerem sujeitam-se a publicamente lhe chamarem, para além de incompetentes, arrogantes e sectários, mal-educados.
(adaptação de um texto de Inês Vidal, no Jornal Torrejano de 31.12.2009)
Primeiro vou desejar que em 2010, os homens e as mulheres que estão nos movimentos sociais e políticos em que me insiro compreendam que individualmente pouco sabemos ou valemos. A prática democrática obriga-nos a aceitar que todos é que sabemos alguma coisa. Anseio saber mais, aprendendo com os outros. Queremos homens e mulheres que lutem por ideais e queremos homens e mulheres que respeitem os ideais dos outros.
Em segundo gostava de ser tratado com lealdade, frontalidade e afectividade. São precisas mais comunicação e informação e mais coordenação (e muita criatividade) para se potenciar a acção na defesa dos ideais de justiça social que defendemos. Desejo estar ao lado de verdadeiros activistas, que dão aquilo que podem e levem a sério os cargos e as tarefas que aceitam ou foram eleitos. Faço votos para que tenha sempre oportunidade de participar nas decisões que digam respeito às frentes de acção em que estou envolvido. A coisa dá trabalho, quem não o quer ter, não se meta nela.
Em terceiro, desejo que todas as entidades com comunico passem a responder às questões e aos assuntos que lhe são transmitidos. Se o não fizerem sujeitam-se a publicamente lhe chamarem, para além de incompetentes, arrogantes e sectários, mal-educados.
(adaptação de um texto de Inês Vidal, no Jornal Torrejano de 31.12.2009)
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
BOM 2010!
Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
Bertold Brecht
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
Bertold Brecht
domingo, 27 de dezembro de 2009
Poema: "ARRISCAR O AMOR!"
Rir é arriscar parecer parvo
Chorar é arriscar parecer sentimental
Procurar alguém é arriscar-se a um compromisso
Expressar sentimentos é arriscar-se a ser rejeitado
Mostrar os teus sonhos perante a multidão é arriscar a fazer o ridículo
Amar é arriscar não ser correspondido
Ir para a frente contra ventos e marés é arriscar o fracasso
Mas é preciso correr riscos
Para evitar o maior risco de todos: não arriscar nada!
Quem não arrisca não faz nada.
Talvez evite o sofrimento e a dor,
mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer ou amar.
Amarrado por estas certezas, é um escravo.
Confiscou a sua liberdade.
Só quem arrisca é livre!
Chorar é arriscar parecer sentimental
Procurar alguém é arriscar-se a um compromisso
Expressar sentimentos é arriscar-se a ser rejeitado
Mostrar os teus sonhos perante a multidão é arriscar a fazer o ridículo
Amar é arriscar não ser correspondido
Ir para a frente contra ventos e marés é arriscar o fracasso
Mas é preciso correr riscos
Para evitar o maior risco de todos: não arriscar nada!
Quem não arrisca não faz nada.
Talvez evite o sofrimento e a dor,
mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer ou amar.
Amarrado por estas certezas, é um escravo.
Confiscou a sua liberdade.
Só quem arrisca é livre!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Não sei se devo rir ou chorar
Ministério da Justiça já arrecadou mais de 230 milhões de euros pela venda de património, contando-se os estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, por mais de 140 milhões, no total. Mas, como continua a ocupá-los, passou de proprietário a inquilino, pagando agora por ambos uma renda de cerca de sete milhões e meio de euros por ano.
(DN 8.12.2009)
domingo, 6 de dezembro de 2009
Tenho de ter coragem para dizer NÃO
Os últimos tempos têm-me provado de que não tenho energia, saber e tempo para fazer muitas das tarefas inerentes aos compromissos e responsabilidades que fui assumindo nas mais diversas áreas da minha vida.
Tenho de ter a coragem necessária para dizer que não assumo mais nada, que não renovo algumas responsabilidades, que não consigo fazer bem algumas das tarefas que me estavam entregues.
Assim, mediante ponderação pessoal e colectiva, poderei fazer um pouco melhor o que acharmos estrategicamente mais importante.
Subscrever:
Mensagens (Atom)