quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GG faltam 15 dias

Até ao dia 14 de Novembro, procurarei fazer o registo diário do "ambiente socio-politico" e das minhas (pequenas e insignificantes) ajudas.
 
Hoje, tive oportunidade de avisar o Cineclube de Torres Novas para informar com a devida antecedência de que não há projecção no dia 14 de Novembro.

domingo, 28 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

domingo, 21 de outubro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

Este fim de semana

UMA GRANDE
CARGA DE TRABALHOS!
Tanta coisa para ler, tanto documento para arquivar, tanta informação para estudar, propostas a fazer, muita actividade para organizar,..
Vamos ao trabalho!

domingo, 14 de outubro de 2012

Mas para haver resultados, tem de se definir prioridades e fazer opções!

Poema de Bertolt Brecht

Ouvimos dizer que estás cansado 

Ouvimos dizer que estás cansado
Ouvimos dizer que estás arrasado.
Que já não podes andar de cá para lá.
Que estás muito cansado.
Que já não és capaz de aprender.
Que estás liquidado.
Não se pode exigir de ti que faças mais
Pois fica sabendo: nós exigimo-lo.
Se estiveres cansado e adormeceres
ninguém te acordará, nem
dirá: levanta-te, está aqui a comida.
Porque é que a comida havia de estar ali?
Se não podes andar de cá para lá, ficarás estendido.
Ninguém te irá buscar e dizer : houve uma Revolução.
As fábricas esperam por ti.
Porque é que havia de haver uma Revolução?
Quando estiveres morto, virão enterrar-te,
quer tu sejas ou não culpado da tua morte.
Tu dizes: que já lutaste muito tempo.
Que já não podes lutar mais.
Pois ouve: quer tu tenhas culpa ou não,
se já não podes lutar mais serás destruído.
Dizes tu: que esperaste muito tempo.
Que já não podes ter esperanças.
Que esperavas tu? Que a luta fosse fácil?
Não é esse o caso: a nossa situação
é pior do que tu julgavas.
É assim: se não levarmos a cabo o
sobre-humano, estamos perdidos.
Se não pudermos fazer o que ninguém
de nós pode exigir afundar-nos-emos.
Os nossos inimigos só esperam que
nós nos cansemos.
Quando a luta é mais encarniçada é
que os lutadores estão mais cansados.
Os lutadores que estão cansados demais,
perdem a batalha
.

"Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades!"

sábado, 13 de outubro de 2012

Hoje

 
ASSEMBLEIA DA ORGANIZAÇÃO
DE TORRES NOVAS
DO PCP
(Levo muita vontade de debater, dizer dos êxitos e do que correu mal, apresentar propostas de futuro, especialmente, a de organizar a participação colectiva de todos os militantes. Todos nunca serão de mais.)

Lembro-me...

... de ter participado com Nuno Grande e Eugénio Rosa, entre outros, no lançamento do MUSS - Movimento dos Utentes dos Serviços de Saúde -, no Porto, a 15 de Maio de 2004. Uns dias depois em artigo de opinião no JN, Nuno Grande, citando a minha intervenção, salientava a importância do movimento de utentes.

Ainda cá andamos!

Professor Nuno Grande (in Saúde SA) 
Faleceu um dos vultos marcantes da Medicina portuguesa do século XX, um brilhante impulsionador e reformador do ensino médico no nosso País, um idóneo investigador das ciências biomédicas, um cidadão íntegro que não pactuou com a ditadura, um profissional que ultrapassou as limitações de um academismo pomposo e de fachada e que foi, na prática, um grande defensor dos Cuidados Primários de Saúde. Um homem que acreditava no SNS. link
O professor Nuno foi mesmo… Grande! Merecia uma homenagem nacional. O País deve-lhe muito.