quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BOM 2010!

Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Bertold Brecht

domingo, 27 de dezembro de 2009

Poema: "ARRISCAR O AMOR!"

Rir é arriscar parecer parvo
Chorar é arriscar parecer sentimental
Procurar alguém é arriscar-se a um compromisso
Expressar sentimentos é arriscar-se a ser rejeitado
Mostrar os teus sonhos perante a multidão é arriscar a fazer o ridículo
Amar é arriscar não ser correspondido
Ir para a frente contra ventos e marés é arriscar o fracasso

Mas é preciso correr riscos
Para evitar o maior risco de todos: não arriscar nada!

Quem não arrisca não faz nada.
Talvez evite o sofrimento e a dor,
mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer ou amar.
Amarrado por estas certezas, é um escravo.
Confiscou a sua liberdade.

Só quem arrisca é livre!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Não sei se devo rir ou chorar


Ministério da Justiça já arrecadou mais de 230 milhões de euros pela venda de património, contando-se os estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, por mais de 140 milhões, no total. Mas, como continua a ocupá-los, passou de proprietário a inquilino, pagando agora por ambos uma renda de cerca de sete milhões e meio de euros por ano.
(DN 8.12.2009)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tenho de ter coragem para dizer NÃO

Os últimos tempos têm-me provado de que não tenho energia, saber e tempo para fazer muitas das tarefas inerentes aos compromissos e responsabilidades que fui assumindo nas mais diversas áreas da minha vida.
Tenho de ter a coragem necessária para dizer que não assumo mais nada, que não renovo algumas responsabilidades, que não consigo fazer bem algumas das tarefas que me estavam entregues.
Assim, mediante ponderação pessoal e colectiva, poderei fazer um pouco melhor o que acharmos estrategicamente mais importante.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OBSCENIDADES (2)

Um título do DN de hoje: Um terço da população mundial não tem acesso a energia eléctrica.

OBSCENIDADES (1)

O Secretário-Geral da ONU disse na passada segunda-feira, em Roma, numa reunião da FAO, organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura: "hoje vão morrer de fome mais 17 mil crianças em todo o mundo"!!!

domingo, 22 de novembro de 2009

Lá se foi a taça

É precisa muita cautela e muitos caldos de galinha para o próximo sábado. Se assim não for, a seguir à taça vai-se o campeonato.

Para a festa todos aparecem.


" É óbvio que a autarquia não pode ser responsabilizada pela gestão de unidades privadas.
Mas porque é que na hora do anúncio de novas unidades industriais os autarcas se arrogam no direito de se auto-proclamarem os grandes heróis dos novos investimentos e depois na hora do adeus se remetem a um profundo mas ruidoso silêncio?"
Este texto foi escrito por um amigo e inserido no seu blog. Concordei e acrescentei que esta forma de agir é extensível a muitos e importantes responsáveis deste País.
Mas, agora pensando mais um pouco, tenho de manifestar o meu desacordo com a primeira frase do texto. Porquê? É que este tipo de autarcas e governantes são também responsáveis, quer pela passividade quer pela definição dos enquadramentos legais e económicos definidos, por muitas das más práticas na gestão das unidades privadas.

sábado, 7 de novembro de 2009

A MINHA ALMA ESTÁ PARVA!

Então não é que nos cinco anos de EUROMILHÕES os portugas cometeram a excentricidade de gastar 5 mil milhões de euros e apenas receberam 2 mil milhões em prémios!!

Este País, está a atingir as raias do anedótico. Foram "só" 3 mil milhões de euros que foram enviados para a Europa rica. Se juntarmos os milhares de milhões, por ano, que são colocados nos paraísos fiscais.

Quanta riqueza e quantos postos de trabalho eram criados com esse dinheiro??!!!

Já ouviram falar em dívida externa e soberania nacional?

HÁ BOAS INTENÇÕES, MAS AS PRÁTICAS !?!?

Não sou exemplo para ninguém, volto a afirmar. Talvez por isso mantenho a minha atitude crítica em relação a comportamentos de outros que se armam em paladinos da verdade e do bem fazer.
Fazem profissão de fé no trabalho colectivo mas o que vem ao de cima é o cada um tratar da sua vida (profissional e/ou cívica), esquecendo o trabalho para o colectivo.