sábado, 5 de fevereiro de 2011

Já passei por aqui (40)




Cromeleque de Almendre

Sabe bem copiar escritos como este

Almeida Garrett – A História responde

Diz-me o cabeçalho do “Google” que “hoje é dia de festa cantam as nossas almas para o menino Garrett uma salva de palmas”. Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799, portanto, há já 212 anos.
Numa passagem das suas “Viagens na minha terra”, Garrett fez uma pergunta que ficou famosa:

«Quantos pobres são necessários para fazer um rico?»

Passados que são 157 anos sobre a sua morte, o escritor e político não precisaria de fazer esta pergunta. Bastar-lhe-ia ver os telejornais, ler jornais e olhar à sua volta para ter a sua resposta.
Veria, por exemplo, notícias de que numa altura em que entram em vigor os cortes nos salários, uma altura de tremendo desemprego, de aumentos de impostos para os mais fracos, cortes de pensões, de abono de família, de credenciais de transporte para doentes pobres, de milhares de falências de pequenas e médias empresas, de trabalho cada vez mais precário... veria notícias, como dizia, contando que no meio de tudo isto, três bancos privados portugueses (BES, BCP e BPI) cometeram a proeza de, em 2010, verem aumentados os seus lucros, atingindo os mil milhões de euros, cerca de 2,7 milhões de lucro por dia... ao mesmo tempo que conseguiram reduzir o pagamento de IRC dos cerca de 200 milhões de 2009, o que já era pouco, para uns vergonhosamente insultuosos 35 milhões em 2010.

Almeida Garrett teria aqui uma parte substancial da sua resposta!
(in Cantigueiro)

Sobre pacotes de açucar (6)


Estes (já tenho muitos), foram surripiados nas instalações da Rádio Tágide

Agenda para o "crescimento" do Primeiro Ministro (12)


Dez euros a menos em cada garrafa de gás, por causa do imposto sobre os combustíveis, levam cada vez mais portugueses a passar a fronteira do Algarve em direção a Espanha, a Ayamonte. Em seguida, aproveitam para fazer compras mas aí já é preciso ter mais atenção.

Com o aumento do IVA, acentou-se a corrida dos portugueses às bombas espanholas. Aproveitam para trazer botijas de gás e fazer compras nos supermercados.
(www.expresso.pt)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Notícia DEDICADA A ALGUMA BOA GENTE (MAS TÃO INOCENTE!)...


... que anda a defender que as revoluções sociais, políticas e económicas resultam das ferramentas/tecnologias utilizadas. O BBS, apesar de todos os seus títulos e exposição mediática não me convence. Mais, é desmentido pelos próprios factos. É que o 25 de Abril não foi feito pelo Rádio Clube Português!

.....................................................









A Vodafone egípcia denunciou que o regime de Hosni Mubarak terá obrigado a operadora móvel a enviar mensagens escritas de apoio ao Presidente, entre elas uma convocatória para uma manifestação pró-regime.
Segundo a Vodafone, também as operadoras Mobinil e Etisalat foram forçadas a enviar mensagens similares.

A medida denunciada enquadra-se numa operação mais vasta de controlo e censura das telecomunicações no país. De 25 de Janeiro a 2 de Fevereiro, a Internet esteve cortada no Egipto numa tentativa de conter a comunicação entre os manifestantes que desde então protestam contra o regime. As chamadas através de telemóvel também sofreram cortes no mesmo período.

A Vodafone anunciou também que irá aumentar o saldo e suspender dívidas pendentes dos seus clientes egípcios para permitir a realização de chamadas «até que a crise seja superada e a segurança e a estabilidade sejam restauradas».

SOL com agências

Obras (estão a andar) na Estrada Regional 361

Nota: "quem muitos burros toca..." Este post era para outra "freguesia", mas como sou também parte interessada, testemunho que há obras de saneamento na estrada que vai de Alcanena para Alcanede. É a verdadeira confusão... se antes era difícil lá passar, agora é um inferno. Valha-nos a esperança, que não percam o entusiasmo e reparem a estrada de vez.

Luta dá frutos
O Parlamento apreciou recentemente a petição onde um grupo de cidadãos solicita a repavimentação da estrada Estrada Regional 361 no troço entre Alcanede e Alcanena. Em nome da bancada comunista, o deputado António Filipe felicitou os peticionários por esta sua iniciativa de chamar a atenção da AR para um problema que os afecta e assim conseguir que ele seja mais rapidamente resolvido.

«Se hoje em dia as coisas estão encaminhadas, isso deve-se à iniciativa dos cidadãos», referiu, lembrando que o PCP, também ele, em sede de Orçamento do Estado, diligenciou no sentido de encontrar e consagrar as verbas necessárias para que a obra seja realizada.

António Filipe advertiu no entanto que, apesar de haver resposta de entidades responsáveis e perspectivas de resolução, esta é uma «questão que a AR deve continuar a acompanhar, até porque ainda há aspectos pendentes.

«É importante que o processo se conclua e que daqui para amanhã não se venha invocar a crise do País para que este problema não venha a ser resolvido», enfatizou.
(in Avante)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

De colectividade em colectividade (1)


Montes, Olalhas, Tomar

Sobre pacotes de açucar (5)


A empresa BICAFÉ, desta vez fez um manguito aos coleccionadores com apenas um exemplar.

Há coisas boas que não acabam

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre os defensores da iniciativa privada, mas com o Estado a pagar a factura!!!


“Bramaram contra todo o tipo de intervenção e ajudas do Estado. Estiveram anos a exigir o controlo do dinheiro dos impostos em despesas com a educação. Defenderam exaustivamente uma "saudável" concorrência no ensino privado. Pois agora acham mal que os colégios privados subsidiados percam o dinheiro do contribuinte!
É bem provável que este corte cego nos apoios a estes colégios venha a cometer alguma injustiça ou a abrir uma deficiência de cobertura escolar antes resolvida. Talvez. Mas quando vejo os
principais defensores destas subvenções serem os clássicos arautos do fim dos subsídios tenho de concluir: ou estamos perante uma nova revolução ideológica ou anda aqui alguém a enganar alguém.”
Pedro Tadeu, in DN