domingo, 9 de janeiro de 2011

Já passei por aqui (29)




Sines

Agenda para o "crescimento" do Primeiro Ministro (9)


Combustíveis
Portugal tem terceiro gasóleo mais caro da Europa
por Lusa 07 Janeiro 2011

Portugal tem o gasóleo mais caro da Europa a seguir à Grécia e à Finlândia, custando 67,38 cêntimos ainda sem impostos, indicam os dados mais recentes da Comissão Europeia.

Os dados mais recentes do boletim sobre combustíveis da Direcção Geral da Energia da Comissão Europeia, relativos a 03 de janeiro, indicam que em Portugal cada litro de gasóleo ainda sem impostos é 3,7 cêntimos mais caro do que a média dos 27 países da UE.

O gasóleo mais caro da Europa é o da Grécia (70,63 cêntimos), seguido da Finlândia (70,06 cêntimos). Os mais baratos são o da Irlanda (57,2 cêntimos/litro), Áustria (58,4 cêntimos) e Reino Unido (59,1 cêntimos).

Depois de impostos o cenário muda: o gasóleo português quando chega ao público é o 8º mais caro da UE-27, 0,3 cêntimos abaixo da média europeia, mas quase 9 cêntimos mais caro do que em Espanha. Com impostos o gasóleo mais caro é do Reino Unido (1,499 euros), seguido da Suécia (1,443 euros) e depois da Grécia (1,391 euros).

No preço do litro de gasóleo em Portugal (1,277 euros), o ISP representa 36,4 cêntimos e o IVA (que subiu no início do ano) 23,9 cêntimos.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Lá, na Vermelha


Um cartaz igual ao da foto (tirada em Torres Novas) está bem à vista na praça central da Vermelha. Motivo de especial regozijo para quem posta neste blog, cuja denominação tem origem na circunstância de ter nascido precisamente naquele localidade de nome único em todo o território nacional. Ah! Dos outros candidatos, nem novas nem mandadas!

Recordo, também, os tempos em que ela escrevia comunicados inflamados aos trabalhadores do INATEL, em 1975, que pouco tinham a ver com "paz"


Ode à Paz

Pela verdade, pelo riso, pela luz, pela beleza,

Pelas aves que voam no olhar de uma criança,

Pela limpeza do vento, pelos actos de pureza,

Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,

Pela branda melodia do rumor dos regatos,


Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,

Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego dos pastos,

Pela exactidão das rosas, pela Sabedoria,

Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,

Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,

Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,

Pelos aromas maduros de suaves outonos,

Pela futura manhã dos grandes transparentes,

Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,

Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas

Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,

Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,

Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.

Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,

Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,

Abre as portas da História,

deixa passar a Vida!

Natália Correia, in "Inéditos (1985/1990)"

A casa e a fera "Jolly" de guarda


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ter um amigo é maravilhoso


Ter um amigo
é maravilhoso.

Ser amigo de alguém
ainda melhor;
é como recordar
e sentir o Sol a brilhar.

Um amigo é alguém
com quem se está bem.

Mas um amigo
é muito mais do que isso!
É alguém que pensa em ti
quando não estás aqui.

Nunca se está realmente só
quando se tem um amigo.

Amigo é uma palavra bonita.

É quase
a melhor palavra!


Leif Kristiansson

(tradução de Sofia de Mello Bryner Andersson)

Depois da falta de açucar no Natal






Tomar medidas para que, na Páscoa, não faltem os coelhos e os ovos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Já passei por aqui (28)




Serra de Montejunto

domingo, 2 de janeiro de 2011

O "Piloquinhas" já faz trinta anos















(foto ilustrativa)

o tempo, subitamente solto pelas ruas e pelos dias, como a onda de uma tempestade a arrastar o mundo, mostra-me o quanto te amei antes de te conhecer. eram os teus olhos, labirintos de água, terra, fogo, ar, que eu amava quando imaginava que amava. era a tua a tua voz que dizia as palavras da vida. era o teu rosto. era a tua pele. antes de te conhecer, existias nas árvores e nos montes e nas nuvens que olhava ao fim da tarde. muito longe de mim, dentro de mim, eras tu a claridade.

José Luis Peixoto

sábado, 1 de janeiro de 2011

E agora, 2011


Quando os balões começarem a rebentar e a bebida a azedar, vamos ver quem está preparado para resistir. Desconfiando do que serei capaz de fazer e estando com o pé atrás relativamente a alguns entendidos, protegidos e promovidos na matéria em causa, gostariamos e precisariamos de ser surpreendidos pela positiva.